Vai dar Praia: IMA divulga relatório de balneabilidade das praias de Maceió e do Litoral Norte

large
Praia da Sereia está própria para banho. (Foto: Prefeitura de Maceió)

O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga o relatório de balneabilidade de 42 trechos de praias localizados no Litoral Norte e em Maceió. As amostras foram coletadas nos dias 15 e 16 de fevereiro, quando houve registro de chuvas. A partir dessa semana, os resultados voltam a ser divulgados nas sextas-feiras.

As análises são realizadas conforme o que determina a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Mas, o método de trabalho foi aperfeiçoado com a verificação da presença da bactéria Escherichia coli (E.coli), considerada patógeno, ou transmissora de doenças.

Os resultados mostram que entre os 20 pontos analisados em Maceió, nove estão considerados impróprios e 11 próprios para banho. Os melhores índices foram registrados nas praias do Pontal da Barra, Garça Torta, Mirante e Ipioca.

Já no Litoral Norte, foram verificados outros 22 trechos, entre os municípios de Paripueira e Maragogi. Foram encontrados três locais não indicados aos banhistas e outros 19 que estão classificados como próprios. Os melhores locais foram encontrados em Sonho Verde, Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, entre outros.

As próximas coletas estão previstas para serem realizadas nos dias 22 e 23, em Maceió, Litoral Sul e Litoral Norte.

Agência Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *