Eleições: proposta de Lessa por unidade em prol de Rui antecipa articulações

rui
Marco Antônio/Ascom Maceió

Na última semana a classe política foi sacodida pela declaração do líder da bancada federal Ronaldo Lessa (PDT). O deputado federal, ex-governador do estado e ex-prefeito de Maceió, que até ano passado parecia ser um dos possíveis candidatos à prefeitura neste ano de 2016, declarou querer “criar uma unidade em torno” de Rui Palmeira (PSDB).

A ideia é que Rui seja o único nome posto para as eleições, reunindo em torno de sua reeleição as mais diversas forças políticas do estado. O que, para o líder da bancada federal, não seria impossível. No entanto, as reações às suas declarações foram variadas, a maioria negativa.

“Vamos ver se conseguimos criar uma unidade em torno dele [Rui Palmeira]. Se não conseguirmos, cada um vai para o seu lado. Estou tentando pensar alto, ver se criamos unidades e não jogamos dinheiro fora, com soluções macro”, registrou Lessa em entrevista coletiva.

Em verdade, apenas Rui Palmeira e Teotonio Vilela Filho, atual presidente do PSDB em Alagoas, declararam, apesar da surpresa, satisfação com a iniciativa de Lessa. Nas últimas eleições gerais, o governador Renan Filho reuniu em torno de sua candidatura nomes de peso da política alagoana, com exceção do PSDB e PP.

Ambos, aliás, unidos na gestão de Rui Palmeira. Enquanto Renan Filho e seu PMDB, deram espaço para que – pelo menos – três nomes ganhassem notoriedade e fortalecessem espaço para viabilizar uma candidatura expressiva à Prefeitura da capital.

Paulão, do PT, Cícero Almeida, do PRTB, e o próprio Ronaldo Lessa. Almeida, logo após a campanha que o elegeu deputado federal – o único pelo PRTB nacional – já não negava a possibilidade de vir a ser candidato à prefeitura de Maceió, de onde saiu ao final de seu último mandato em 2012.

Já Paulão, ainda no ano passado, primeiro ano de seu mandato conquistado nas eleições de 2014, começou a articular seu próprio nome para a prefeitura de Maceió. Com mais de um ano de antecedência, o PT já tem pré-candidato às eleições municipais e tem se dedicado às conversas políticas para viabilizar esta candidatura.

Rui também se surpreendeu com declaração de Lessa, mas achou positiva

O atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira, afirmou que suas expectativas são boas quanto às eleições que se aproximam. Para ele, apesar da crise econômica que o país atravessa e que reflete nos municípios, “há muito o que mostrar de positivo de sua administração nos últimos três anos”. E revelou que está no momento de conversas e busca por apoio de aliados e de partidos.

Cada Minuto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *