Laboratório confirma tremor de terra no município de Rio Largo

O Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), detectou na última sexta-feira (27), um tremor de terra na região do município de Rio Largo. Os estudos foram realizados após uma solicitação da Defesa Civil juntamente com moradores do município que divulgaram o ocorrido por meio das redes sociais.

Por meio de relatos coletados pela Defesa Civil, um pessoa teria informado que um copo chegou a cair da mesa por conta do tremor do solo. De acordo com a nota da LabSis o tremor chegou a uma magnitude de 2.0.

O professor e coordenador do LabSis, Anderson Nascimento junto com o Sismólogo Eduardo Menezes, confirmaram por meio de nota oficial os abalos no solo da cidade divulgados por populares nas redes sociais nos últimos dias.

O evento sísmico no solo de Rio Largo, foi registrado por meio da estação sismográfica (NBAL), existente no município de Anadia agreste alagoano.

Segundo as informações de um morador da região, os tremores das terras também foram sentidos por pessoas localizadas no Mutirão, Alto do Ginásio e Mata do Rolo, chegando até a cidade de Messias. O sistema de monitoramento do LabSis continuará sendo executado na região em tempo real.

Em nota, o LabSis informou que:

O referido evento ocorreu às 23h46 UTC (20h46, horário local), sendo escutado e sentido pelos moradores da localidade. Os mesmos, após o ocorrido, entraram em contato via telefone com o Laboratório Sismológico a fim de confirmar o evento que haviam presenciado. O epicentro é preliminar e possui incerteza epicentral de aproximadamente 5 km. A magnitude preliminar do evento foi 2.0 ML (magnitude local)“.

30/09/2019

(Visited 1 times, 1 visits today)