Governo de AL entrega em Arapiraca mais uma escola reconstruída nesta quarta (28)

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, inauguram, nesta quarta-feira (28), mais uma unidade de ensino reformada. A Escola Estadual Dr. José Tavares, localizada no município de Arapiraca, é a 161ª unidade que passou por melhorias nesta gestão.

“Desde 2007 que trabalho nesta unidade escolar, algumas ‘reformas’ foram realizadas, mas nenhuma com mudanças tão significativas como esta. A escola se tornou um ambiente acolhedor, todos que visitam nossa escola, sejam alunos que já estudaram aqui ou pessoas da comunidade ficam encantados com o novo ambiente, essa efetivamente foi uma transformação que tornou nosso local de trabalho”, relata Cláudia Maria Santos, diretora-geral da unidade.

Melhorias – Pensando na melhor acomodação da comunidade estudantil, a escola, inaugurada em 1987, teve seu espaço ampliado: uma nova cozinha foi construída, foi criado um estacionamento para professores, uma sala de leitura surgiu e novos banheiros também – antes a escola só contava com dois banheiros, um feminino e um masculino. As salas de aula passaram a ter suas paredes revestidas com cerâmica e condicionadores de ar foram instalados.

O pátio foi coberto, possibilitando novos espaços de convivência para os estudantes, bem como o desenvolvimento de eventos pedagógicos. A parte elétrica, que antes estava bastante danificada e passava por problemas constantes, foi toda renovada. Outro problema sanado com a reforma foi o das infiltrações.

“Todo aspecto da escola ficou mais bonito, mais agradável e mais prazeroso para os alunos. Existem, agora, espaços de convivência para eles. Pedagogicamente, isso também faz com que os alunos se sintam confortáveis, que gostem de estar na escola e participem ativamente. Tudo isso contribuiu para a melhoria na qualidade do serviço prestado pela unidade”, diz a diretora adjunta, Betânia Lima.

Betânia acredita que a reforma, antes de estar concluída, já foi motivo de atração para a unidade, que atende turmas de 6º à 9º ano do Ensino Fundamental. Ela afirma que, neste ano, a quantidade de alunos é superior aos anos anteriores – hoje, a escola conta com aproximadamente 550 estudantes nos três turnos de funcionamento, sendo manhã e tarde com o ensino regular e noite com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Trabalho contínuo – Desde 2015, o Governo de Alagoas investe parte dos recursos destinados à educação para a melhora estrutural das escolas da rede estadual, que conta com 310 unidades, com mais sete sendo construídas. Até o momento, 161 prédios passaram por reformas, cerca de 52% do total de escolas já existentes.

Ascom – 27/08/2019

(Visited 1 times, 1 visits today)