Alagoas reduz mortes violentas, assaltos e roubos pelo 15º mês consecutivo

Pelo 15º mês consecutivo, Alagoas apresentou redução dos índices criminais. Em setembro passado houve, mais uma vez, diminuição no número de homicídios, de assaltos a ônibus, roubo de veículos, bancos e a estabelecimentos comerciais em Alagoas. Os dados foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (17), pelo governador Renan Filho e o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, durante entrevista coletiva no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.

De acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), os números de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) seguem em queda em Alagoas. A redução verificada na comparação entre os meses de setembro de 2018 e 2019 é de 12,5%. Os homicídios caíram de 120 para 105.

“São números muito importantes. Esse é o 15º mês de redução consecutiva de violência em comparação a 2018, que já havia registrado os melhores resultados da série histórica. Estamos no caminho certo, mas precisamos intensificar e trabalhar ainda mais para entregar esses bons resultados no futuro”, destacou Renan Filho.

Os crimes contra o patrimônio também permanecem despencando em Alagoas. Em setembro deste ano, foram contabilizados 32 roubos de veículos de passeio, contra 56 ocorridos no mesmo mês do ano passado, o que representa uma redução de 42,9%.

Alagoas alcançou uma redução de 30,7% nos casos de roubo de motos. Setembro deste ano somou 149 ocorrências ante os 215 registrados no mesmo período de 2018.

A capital também apresentou queda no número de homicídios. A redução foi de 22,2%. Este ano, o mês de setembro encerrou com 35 mortes. Já no mesmo período do ano anterior, Maceió havia registrado 45 homicídios.

Ainda segundo o Neac, setembro terminou com uma redução de 42,9% nos assaltos a estabelecimentos comerciais em Maceió. Em todo o Estado, a queda foi de 26,5%.

Da mesma forma, os assaltos a ônibus seguem em queda na capital. Durante todo o mês de setembro, dez ocorrências dessa natureza foram contabilizadas contra 20 registradas no mesmo mês do ano passado, o que representa uma redução de 50%. No acumulado de janeiro a setembro, Maceió teve 79 assaltos ante as 276 ocorrências verificadas no mesmo intervalo de 2018.

O número de roubos a instituição financeira também apresenta forte redução. Com a integração das forças policiais, que garante a desarticulação de quadrilhas especializadas em assaltos a banco, a quantidade desse tipo de crime caiu 81,8%. De janeiro a setembro deste ano, apenas quatro ocorrências foram registradas. Em 2018, foram 22 assaltos contabilizados no mesmo período.

Para o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, esses números refletem o árduo trabalho realizado pelas forças de segurança, que avança cada vez mais.

“O compromisso de integrar as forças policiais foi uma das políticas adotadas pela Segurança Pública aqui em Alagoas e que tem dado bastante certo. Esses resultados mostram isso. É investindo em nossas polícias que conseguimos combater a violência no estado”, afirmou.

Durante a coletiva, o governador revelou que esteve reunido em Brasília (DF), na terça-feira (15), com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, oportunidade em que apresentou os bons resultados alcançados pela Segurança Pública em Alagoas e solicitou o empenho de recursos para a construção de dois Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps) do tipo 3 em Maceió.

“O ministro garantiu que vai trabalhar para empenhar os recursos dos Cisps tipo 3 até o mês de novembro. A partir daí, vamos licitar e eu espero que no ano que vem já tenhamos os Cisps do tipo 3 em construção na capital para dar sequência à agenda de entregas na Segurança Pública”, disse o governador.

Ascom – 17/10/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *